Emancipa

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular, que tem origem em 2007 na cidade de Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, enquanto cursinho popular pré-universitário. O principal foco de atuação da Rede Emancipa, até o presente momento, tem sido a organização de cursinhos populares para atender à demanda represada das/os estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, e às universidades públicas em particular. Todo o projeto político pedagógico da Rede Emancipa tem como orientação a educação popular pautada no trabalho de Paulo Freire e seu legado. Apesar de se consagrarem 15 anos de história, em Ribeirão Preto, a Rede Emancipa teve início no segundo semestre de 2019, a priori com as iniciativas de formações através de um debate inicial sediado na FFCLRP sobre a temática da educação popular – “Paulo Freire e os agentes da transformação social” -, tendo o docente Sérgio Fonseca (DEDIC/FFCLRP) como convidado, e uma formação político pedagógica mais intensiva sediada, em janeiro de 2020, no Sindicato dos Químicos. Posteriormente, outras formações foram realizadas entre março e abril (em formato on-line) de 2021 “Curso de formação para educadores populares – Preparar o reencontro” pela coordenação da regional Rede Emancipa Ribeirão Preto.

Desses espaços e de seguidas reuniões de planejamento foi encaminhada a formulação de um cursinho pré-universitário em Ribeirão Preto, porém, no momento da formalização do cursinho, a pandemia do COVID-19 atingiu o Brasil e o mundo, que impôs uma reformulação das relações sociais, mediante, principalmente, à potencialização das contradições socioeconômicas e das desigualdades sociais, determinando uma nova postura na construção dos trabalhos da Rede Emancipa de Ribeirão Preto. Aliado a outros coletivos com atuações diversas, a Rede Emancipa ingressou em uma campanha de solidariedade ativa que, durante a quarentena de 2020, atuou em três comunidades: a Comunidade da Paz, o Núcleo Vida Nova e a Comunidade Nova Vila União.

A partir dessa vivência, a demanda real de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi implementada no dia 17 de julho de 2021 na Comunidade Nova Vila União, e posteriormente, realocada para o antigo espaço da Igreja Casa da Benção (em setembro de 2021). Portanto, nesse contexto, suprir essas demandas, de acordo com os limites da organização, se tornou um novo rumo para o trabalho da Rede na cidade.

Através do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP, vários projetos associados ao fortalecimento às ações de EJA foram aprovados nos últimos 2 anos. Esses projetos são excutados por estudantes de graduação dos cursos de licenciatura e bacharelado da FFCLRP, e conta com dois docentes responsáveis: Annie Schmaltz Hsiou (Departamento de Biologia) e Elmir Almeida (Departamento de Educação, informação e Comunicação). Neste sentido, todos os projetos propõem-se a dar continuidade ao fortalecimento e a manutenção dos núcleos de EJA construídos pela Rede Emancipa dentro da perspectiva da educação popular, que atualmente são desenvolvidos no espaço compartilhado junto ao Projeto Semente de Vida (Rua Aliados 220) na região da Comunidade Nova Vila União, Vila Albertina, zona norte de Ribeirão Preto; além da parceria estabelecida com o Projeto Casa Apoio Mudando Vidas, na região do bairro Jardim Paiva, zona oeste de Ribeirão Preto.

Saiba mais:

plugins premium WordPress