Pronta Para Ser Cientista

O projeto “Pronta pra ser Cientista” tem como objetivo atrair meninas em idade escolar para as carreiras de Ciências Biológicas e Exatas e estimular as docentes mulheres da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) a se tornarem agentes do desenvolvimento científico e tecnológico no campus USP-RP.

Esta experiência é compartilhada em conjunto com a formação de discentes de Graduação e Pós-Graduação para difundirem as Ciências Biológicas e Exatas por meio da Paleontologia, Zoologia, Genética, Botânica, Neurociências, Evolução, Física, Química e Matemática, com o público alvo feminino oriundo de escolas públicas e privadas da rede de Ensino Fundamental de Ribeirão Preto.

Aos moldes das oficinas para jovens estudantes do Ensino Fundamental da rede pública e privada, os cursos “Meninas na Ciência”, realizado desde 2013 na UFRGS; “Meninas com Ciência”, realizado desde 2017 no Museu Nacional da UFRJ; “Meninas com Ciência”, realizado desde 2018 no IO-USP; e, Pequenas Cientistas, realizado desde 2017 na UFScar; tiveram como eixos centrais a divulgação de Ciência em meio a questão de gênero, principalmente em promover e divulgar as pesquisas realizadas por pesquisadoras e docentes daqueles espaços científicos e acadêmicos onde essas mulheres atuam (i.e. museus e universidades).

O curso, dividido em oficinas é realizado por docentes e pesquisadoras das áreas de Ciências Biológicas e Exatas da FFCLRP e da FCFRP, com o propósito de divulgar seus trabalhos e despertar o interesse das meninas nessas subáreas da Ciência. As oficinas são ministradas através de exercícios teóricos e práticos, com o objetivo de promover a construção do conhecimento pela discussão e debate entre as pesquisadoras e as estudantes.

Além disso, este projeto tem o intuito de aprimorar as atividades desenvolvidas na FFCLRP e na FCFRP no que diz respeito a responsabilidade social da Universidade com a população do município de Ribeirão Preto. Trata-se da abertura da Universidade às futuras cientistas. Buscando incentivar a curiosidade pela pesquisa e mostrar que lugar de menina também é na Ciência.

Venha conhecer a gente!

Saiba mais:

plugins premium WordPress